Suspect Prospect e Lead no Marketing digital

01/05/2017 01:46 Naliabi Cavalcanti Leads
Suspect Prospect e Lead no Marketing digital

Afinal, onde vivem e como interagem no mercado? Você conhece cada um deles? Para o sucesso de qualquer negócio é fundamental que esses termos estejam bem definidos e claros para todo o time de Vendas e Marketing. Com essas informações em mãos você consegue além de identificá los, atraí los, desenvolver um relacionamento e convertê los satisfazendo as suas necessidades de forma completa.

Em um funil de vendas o Suspect é o personagem "sob suspeita", ele está no topo do funil, o qual, já conhece sua marca e sua solução, porém, está pesquisando e ainda não tem a intenção real de compra. Pode ser visto como um suposto comprador, mas em um futuro breve, não no momento presente. Precisa de informações para despertar a sua real necessidade ainda não descoberta e possibilita para o departamento de marketing ações específicas para ajudá lo e levá lo ao próximo estágio na sua jornada de compra.

Por sua vez, o Lead é o indivíduo que já considerou sua marca e acredita satisfazer sua necessidade com seu produto ou serviço. Já é tratado como um cliente em potencial, pois, tem a real intenção de compra e demonstra interesse entrado em contato com uma empresa a fim de obter informações mais profundas e detalhadas para aquisição de um bem ou serviço, seja através de um formulário de contato ou uma ligação. No funil de vendas ele se encontra no meio do funil e está a um passo de se tornar um Prospect, não necessariamente está pronto para efetuar uma compra, mas já avalia preços, condições de pagamento, benefícios, etc.

E enfim, o Prospect é exatamente a fugira definida como público alvo. Esta figura está pronta para tomar a decisão de compra, tem poder imediato de aquisição e está em processo de negociação e a um passo de se tornar cliente. Em casos de produtos ele já escolheu a sua marca, porém, está decidindo apenas o modelo, cores, especificações técnicas, em casos de serviços, está alinhando com o departamento de vendas, requisitos, premissas, prazos de entrega e cláusulas para a assinatura do contrato. O prospect se encontra na base de um funil de vendas e no final da jornada de compra do consumidor.

É fundamental para qualquer empresa ter esse processo desenhado e ações de marketing específicas para cada etapa. Em cada fase deve se desenvolver abordagens específicas baseadas nas necessidades e fornecer informações úteis e relevantes que colaborem para levar seu público alvo para o próximo passo até sua jornada final.

Todos estão disponíveis no mercado e ao alcance de pequenas e médias empresas dos mais variados segmentos, porém, a aquisição de cada um deles depende somente do seu planejamento estratégico.

Curtir (45)
Posts Relacionados

Comentários