Planejamento Estratégico de Marketing Digital

30/04/2017 15:26 Naliabi Cavalcanti Marketing Digital
Planejamento Estratégico de Marketing Digital

O plano de marketing é um recurso de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. É um documento que compõe todos os passos necessários para atingir um determinado objetivo dentro de um período específico e com todos os seus custos.

Na fase inicial de um planejamento é documentada a situação atual da empresa ficando como ponto de partida e referência para os avanços que vem à seguir. Em seguida deve se realizar uma pesquisa de mercado para analisar oportunidades, tendências, concorrência, conhecer o público alvo e traçar o perfil desse público consumidor entre outros dados. 

Com essas informações em mãos já é possível definir o objetivo principal e começar a sistematizar todo o processo com suas respectivas etapas. Ainda nessa fase é obrigatório definir algumas ferramentas de controle, gestão, análise e monitoramento que servirão de termômetro do sucesso do planejamento.

Cada atividade deve conter datas de início e fim, responsável, envolvidos e riscos definidos. Qualquer outra informação julgada importante pode ser inserida neste planejamento na etapa que melhor se adequar.  

Concluída a etapa de planejamento, é hora da execução! Neste momento deve se respeitar a ordem lógica das atividades, prazos, prioridades e custos. Paralelamente à execução se inicia o monitoramento das ações para evitar possíveis desvios e consequentemente garantir a entrega do que foi anteriormente planejado.

O monitoramento é uma etapa constante, uma vez que o mercado está cada vez mais dinâmico com mudanças repentinas e necessidades passageiras, é necessário estar preparado para qualquer movimento a fim de manter e sustentar a conclusão de todo o projeto.

Curtir (53)
Posts Relacionados

Comentários