Criação de Site para Pequena e Média Empresa

01/06/2017 12:14 Naliabi Cavalcanti Marketing Digital
Criação de Site para Pequena e Média Empresa

O site é um dos instrumentos de propaganda mais eficientes que existe. É o cartão de visita de uma empresa, o primeiro contato do visitante com a organização e serve de apoio às campanhas publicitárias e outros meios de comunicação. Em termos gerais um site é o conjunto de páginas web.

O objetivo de um site é apresentar de forma resumida informações relevantes de determinado negócio através das páginas de acesso e por ele adquirir novos clientes, fechar negócios e firmar parcerias. Empresas de todos os tamanhos, organizações não governamentais, profissionais liberais entre outros tipos de instituições fazem uso de um site para então exibir suas soluções (produtos, serviços ou notícias).

Criar um site é investir na construção da identidade da sua marca e torna la exclusiva, eles podem conter textos, imagens, gráficos e multimídias podendo também ser feito de forma estática ou dinâmica.  Sites estáticos não sofrem grandes e frequentes alterações ao longo do tempo, não possuem ferramentas de gerenciamento (painéis administrativos) e não permitem interações complexas como buscas ou cadastro de usuários, somente o programador efetua atualizações e é constituído em HTML. Um site estático é uma página sem interação dinâmica como uma landing page ou um site que somente exibe conteúdo, como um produto ou informações sobre uma determinada empresa. Muitos sites institucionais são estáticos.

 Sites dinâmicos são totalmente gerenciáveis, possuem um sistema de gerenciamento (painel administrativo) que oferece autonomia e permite diversas alterações por parte do usuário. Sofrem atualizações e alterações constantes e tem grande vantagem em relação ao posicionamento nas pesquisas no Google em função das atualizações de conteúdos novos que são indexados nos motores de busca.

Como exemple de sites dinâmicos temos os portais de notícias, blogs e lojas virtuais. Sites dinâmicos ainda oferecem recursos como envios de newsletters, cadastro de usuários, sistemas de buscas, login, comentários entre outros recursos. Vale registrar que sites estáticos ou dinâmicos não tem nada a ver com animações.

Tipos de sites

Veremos agora os principais tipos de sites e qual é o melhor para o seu negócio. Antes de criar ou reformar o seu é importante conhece los.

Site institucional: é o chamado cartão de visita das empresas e o mais utilizado por elas e ideal para empresas que querem presença online mas não tem muito conteúdo. É composto basicamente por poucas páginas (home, sobre nós, produtos / serviços e formulário de contato). Exemplos de sites institucionais: escritórios de contabilidade ou advocacia, indústrias, empresas de RH, empresas de telemarketing, agências de marketing digital, logística, etc.

E-commerce: são sites de comércio eletrônico, lojas virtuais com o único objetivo a comercialização de produtos exclusivamente através da internet. Ideal para comerciantes e lojistas que querem expandir seus negócios com a exposição de seu estoque através de vitrines virtuais. Exemplos de e-commerce: Netshoes, Dafiti, etc.

Portais de notícias: exclusivo para a publicação de notícias sendo 100% voltado para a criação de conteúdo seja de interesse público geral ou segmentos específicos. Geralmente o objetivo dos portais de notícias é se tornar referência e autoridade no segmento como fonte de informação e seu público são consumidores desses conteúdos.

São ótimos para mecanismos de buscadores como Google por sofrerem constantes atualizações o que colabora para melhores posições em rank nos resultados de pesquisa. Exemplo de portais de notícias: Yahoo, Uol, Globo.com, Terra, etc...

Criação de sites em plataformas gratuitas

Diariamente somos bombardeados e tentados pelo excesso de informações e ofertas gratuitas de toda natureza. Ofertas essas duvidosas com resultados duvidosos, mas, que no momento em que nos impactam aparentam ser um bom negócio. No mundo digital não é diferente, centenas de PME’s em busca de soluções baratas acabam se deixando seduzir a fim de ampliar seu negócio gastando pouco.

Considerando que o objetivo principal das empresas é o lucro máximo, logo, gastar menos do que o necessário é imprescindível para se ter melhores retornos financeiros, porém, nem sempre é possível. A criação de sites gratuitos é mais uma das ofertas e soluções disponíveis no mercado e muito procurada, porém, é necessário saber se essa escolha é benéfica ou prejudicial para o seu negócio.

O fato de um site ser gratuito não quer dizer necessariamente que ele é ruim, mas, há limitações que trazem grandes impactos positivos ou negativos que devem ser avaliados no ato da contratação.

Vamos analisar as maiores desvantagens:

  • Não é possível mover as informações no banco de dados para outra plataforma;
  • O domínio da plataforma é registrado junto com o subdomínio da empresa do site grátis;
  • Os sites em sua maioria são simples demais para concorrer no mercado considerando o nível técnico de quem o cria;
  • As indexações desses sites nos motores de busca são mais demoradas devidos a problemas de SEO, assim se perde as melhores posições, visibilidade, acessos e conversões;
  • Modelos sem exclusividade, pouca customização e personalização do site;
  • Problemas de suporte ou manutenção;
  • Algumas plataformas não oferecem a opção responsiva;
  • Conclusão, de início essa opção pode aparecer uma ótima oportunidade, mas, a longo prazo pode esconder sérios riscos ao seu negócio. Geralmente para ter acesso a recursos mais robustos é necessário o pagamento de uma mensalidade, o que deixa de ser gratuito para ser pago, há casos que na falta do pagamento seu site é removido do ar.

Enfim, mesmo em casos de planos ou pacotes personalizados e customizados nessas empresas vale a pena analisar com rigor. O ideal para qualquer empresa é ter seu próprio site de forma gerenciável e que atenda as suas necessidades e do seu público alvo sem mensalidades.

Criação de Sites em plataforma WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido inicialmente para a criação de blogs. Ao longo do tempo foi ganhando atualizações com recursos avançados que o tornou a plataforma de criação de sites mais utilizada no mundo.

Inúmeras são as possibilidades de se trabalhar com WordPress, conhece lo melhor é o primeiro passo para economizar tempo e dinheiro. As maiores vantagens podemos citar são:

  • Menor tempo para a criação / programação / entrega do site
  • Forma nativa otimizada para motores de busca;
  • Pronto para todos os tipos de dispositivos;
  • Passa por atualizações constantes;
  • Diversas opções de recursos, plugins e temas para os mais diversos objetivos;
  • Possibilidade de Customização;
  • Integram sites e blogs;

Por fim, o WordPress é uma maneira profissional de criação de site que pode colaborar muito com sua estratégia digital. Pessoas mesmo sem conhecimento técnico podem gerencia lo.

Projeto de criação de sites

O projeto de criação de sites deve visar o melhor retorno para a empresa, logo, deve ser bem elaborado e estruturado com base na necessidade do cliente, tecnologias e tendências de mercado e atender as necessidades e interesses do público final. É necessário definir todas as etapas deste processo desde a concepção da ideia até a sua publicação, e é no planejamento que se deixa visível e de forma clara o projeto em si.

Um site de sucesso não basta ser bonito, precisa de navegabilidade ao ponto de facilitar, viabilizar e suprir as necessidades de interação.  Assim, o planejamento deve orientar todo o esforço do trabalho para atingir o resultado determinado podendo variar de acordo com o seu tamanho e complexidade.

Além disso, todo site deve atender o objetivo principal da organização, seja a compra e venda de produtos, prestação de serviços (geração de leads) ou fornecimento de conteúdo e notícias. E não podemos esquecer que todo e qualquer site deve conter a identidade da empresa que é a sua marca digital individual e que a diferencia dos sites concorrentes.

Todo projeto de criação de sites que se preze é composto por etapas, as quais vamos conhecer logo a diante não de forma técnica, mas de forma comercial facilitando a sua compreensão.

Diagnóstico: a etapa diagnóstico é o ponto inicial do projeto de criação de sites onde se analisa o negócio e se define o objetivo principal. O objetivo de um site pode ser exclusivamente a venda de produtos como no caso do varejo eletrônico (e-commerce / lojas virtuais), a geração de leads para a prestação de serviços (sites institucionais), ser fonte de informação (portais de notícias) ou qualquer outro.

Ainda nessa etapa se levanta informações e variáveis que podem influenciar o projeto e sua entrega. É de suma importância colher informações do mercado, analisar a concorrência, ter definido seu público alvo, conhece lo e entender o seu comportamento. Habitualmente esta etapa é conhecida como briefing.

Requisitos: na etapa requisitos são determinadas as exigências, premissas, condições indispensáveis para a validação do projeto. Esses requisitos podem ser número de páginas, cores, elementos e disposição dos mesmos, padrões, funcionalidades, etc. Dizemos que as etapas de diagnóstico e requisitos fazem parte do Escopo.

Cronograma: em posse das informações acima e com elas é desenvolvido um cronograma onde são estabelecidas as etapas a seguir e suas respectivas datas de entrega. Na etapa cronograma são determinadas as atividades como apresentação de esboço, propostas de layout, desenvolvimento, validações e publicação. Rigorosamente as datas devem ser respeitadas e as entregas devem satisfazer as expectativas.

Publicação: a publicação de um site ocorre logo após a conclusão de testes e é realizada mediante aprovação final do cliente. Em suma, um site após sua publicação fica então disponível no ambiente digital para possíveis consultas.

Site na estratégia de marketing digital

Nenhuma empresa hoje sobrevive muito tempo sem estratégias de marketing digital e no contexto global de marketing digital um site se torna uma ferramenta estratégica de alta importância. Sem um site empresas não existem para o mercado, logo, as chances de fechar negócios, adquirir clientes e gerar receitas são escassas.

Sendo assim, toda e qualquer empresa precisa em sua estratégia de marketing digital considerar e dar altíssima importância na criação de um site, porém, sites de nível amador só tem a prejudicar a marca e o futuro do negócio. Um site é uma das maneiras de empresas se destacarem no mercado, é a maior ferramenta de conversões, portanto, em sua criação merecem atenção as metodologias que potencializem seu objetivo.

Dentre algumas metodologias recentes, conhecidas e praticadas temos o UI Design (Design de interface do usuário), o UX Design (Experiência do usuário) e o CRO (Otimização da taxa de conversão). O UI design é responsável pela interação do usuário através dos elementos de um site que viabilizam e facilitam essa interação, o UX design está relacionado a experiência do usuário proporcionada pelo UI Design e o CRO tem como finalidade de oferecer motivos de conversão em qualquer parte de um site. Em CRO damos destaque ao conteúdo que tem como objetivo convencer e converter o visitante.

Ainda posso citar a técnica de SEO Search Enginer Optimization (otimização de sites para motores de busca) que visa melhorar a visibilidade de um site para os mecanismos de pesquisa e consequentemente alcançar melhores posições nos resultados que por sua vez geram maior visibilidade para a marca, aquisição de clientes, novos negócios e receita.

A técnica de SEO é dividida em duas partes, sendo a primeira chamada de Onpage e a segunda Offpage. A técnica Onpage consiste em organizar e ajustar o código HTML do site possibilitando sua identificação pelos motores de busca e classificação no rank (resultados de pesquisa). Por sua vez a técnica Offpage visa tornar um site indicável por outras fontes através de links também rastreados pelos mecanismos de busca. Sites com volume alto de links indica para os motores de busca que determinado site é relevante para usuários com possibilidades de proporcionar uma boa experiência ao navega lo.

Considerando que o site é alvo das campanhas de marketing digital (links patrocinados, SEO, redes sociais ou qualquer outro canal de geração de tráfego) ele se torna o protagonista de tal estratégia e o primeiro passo.

A importância de um site para as empresas

Em um mercado cada vez mais competitivo, um site passa a ser regra geral para as empresas. Considerando o avanço da internet, facilidade de acesso e volume de consumo digital, um site se tornou essencial e indispensável para qualquer negócio por se tratar de uma ferramenta poderosa de vendas.   

Um site nos dias de hoje deixa de ser considerado custo para ser visto como investimento. Investimento tal que gera negócios mesmo com pessoas de longe (cidades, estados, países). Portanto, ofereça a melhor experiência possível com conteúdo relevante e de qualidade.

Não ter um site na internet é como não existir para seu cliente, consequentemente as possibilidades de fechar negócios são praticamente nulas. Logo, a criação de um site passa a ser importante.

Benefícios da criação de um site para as empresas
  • Vários são os benefícios da criação de site para as empresas, podemos dentre todos eles citar alguns.
  • Viabiliza o acesso às informações sobre a empresa, produtos e serviços;
  • Possibilita a construção da identidade institucional;
  • É o principal canal de conversão de prospects em leads;
  • Gera credibilidade no primeiro contato;
  • Rompe barreiras geográficas, pessoas de qualquer lugar do mundo podem acessa lo sem restrições;
  • É a resposta imediata as necessidades do seu público alvo;

Agora, com todo este conhecimento adquirido, acreditamos que você está convencido da importância de ter um site potencial como fonte e ferramenta de geração de vendas. Precisando da criação de site procure uma agência especializada ou conte com a gente entrando em contato através de nosso formulário de contato ou acessando nosso site.

Curtir (26)
Posts Relacionados

Comentários